11 julho 2007

Sinais precoces de Autismo


"Esta é a Jade a empilhar blocos com 20 meses de idade. 3 semanas antes tinhamos descoberto que era autista. Reparem na ausência do contacto visual e a falta de partilha pelo seu sucesso comigo, embora eu fale constantemente e esteja sentada junto a ela. Estes são sinais criticos e precoces de Autismo. A Jade nunca alinhou coisas, como algumas crianças com autismo fazem, ela gosta de empilhar objectos. Repare também como ela continua a construir mesmo que chateada quando a torre cai.
No final a Jade toca uma cançao num brinquedo, a mesma canção que toca de cada vez que ela completa com sucesso a torre. De cada vez que o faz ela afasta-se e fixa o olhar na torre enquanto a canção toca ( a isto chama-se aderência a rotinas específicas não funcionais ou rituais, outro sinal precoce do Autismo) mas nem uma única vez me "mostra" a torre.
Nessa altura pensei que ela tinha simplesmente herdado as capacidades de engenharia do pai (que ele tem). Curiosamente, em muitos estudos de Simon Baron Cohen, investigador na Universidade de Cambridge, concluiu-se que nos pais e avós de crianças com Autismo apareciam mais do que o dobro no campo da engenharia, comparados com outros pais e avós doutras crianças. Esta ligação entre Autismo e Engenharia pode trazer alguma luz não só ao Autismo em si, mas finalmentenas bases genéticas de duas capacidades humanas essenciais : campo psicológico e campo fisico. " (tradução feita por mim)


Novembro 20, 2006 De: aware4autism

Um comentário:

Luz disse...

Fazer em vez de falar.
Muito bem, amiga!
Porque a nossa vida também é o nosso trabalho e a generosidade não tem limites, vamos estar atentos e contribuir para esta tua iniciativa.
Parabéns pela ideia.