11 julho 2007

Porque é preciso viver assim

1. Crescer-Não é ser mais alto ou maior, mas também prestar atenção ás pequenas coisas do quotidianoe, a partir delas projectar-nos para que possamos realizar os nossos sonhos

2. Sermos nós próprios-É olhar para dentro do nosso coração que é o mais profundo de nós, e não esconder aquilo que sentimos que somos.

3. Amar e ser amado- O Amor é o sentimento que atravessa qualquer barreira e supera todos os obstáculos. Cada familia/equipa deve abrir de par em par as suas portas para que o Amor se instale em cada um dos membros e possa entregar-se sem condições.

4. Dialogar- É muito mais do que contarmos com palavras o que nos acontece. Dialogar também pressupõe saber compreender um olhar triste, sorrir no mommento adequado ou dar um abraço apertado e terno dizendo "Estou contigo".

5. Confiar- É saber que no nosso lar/escola vamos sempre encontrar serenidadee calma perante qualquer problema que tenhamos de solucionar.

6. Respeitar- É aceitarmo-nos quando pensamos o mesmoe, mais ainda, quando alguma diferença se instale em casa/escola. Devemos ter sempre presente que cada indivíduo é o único e que as diferenças também podem unir-nos.

7. Cuidar- Não é outra coisa senão estarmos atentos a tudo o que pode acontecer aos seres que amamos e que fazem parte das nossas familias/comunidades.

8. Divertir-nos- É procurar espaço, esse "espaço" onde cada um possa rir até mais não, correr até ao esgotamento, olhar para o céu, cantar até ao infinito e partilhar com os outros.

9. Defender- Defender implica acreditar no que temos e sobretudo valorizá-lo. Em casa/escola encontraremos sempre o "testemunho" mais verdadeiro e caloroso acerca da vida e a resposta a todas as perguntas que nos inquietam.

10. Ser felizes- Se formos capazes de ver em familia/equipa este decálogo e decidirmos pô-lo em prática, estamos no caminho certo para alcançar o nosso bem estar e poder ser felizes junto dos que amamos.

(autor desconhecido)

Nenhum comentário: