18 julho 2007

Como podemos ajudar

Tendo em conta que o Autismo é uma desordem neurológica do desenvolvimento caracterizado por dificuldades em várias áreas: comunicação, interacção social, funcionamento cognitivo, processamento sensorial e comportamento, podemos ajudar nas seguintes áreas:

Meio Ambiente
Promover um ambiente seguro e previsível
Proporcionar uma rotina diária consistente
Prever alterações de rotina
Reduzir os distractores e a sobrecarga sensorial (auditiva, olfactiva, táctil, visual
Adequar as tarefas ás necessidades, interesses e nível funcional do aluno
Maximizar o processamento visual (área forte

Socialização
Enfatizar o procedimento social, mais que o resultado
Evitar que a criança seja alvo de implicações ou troça
Promover o convívio com os colegas
Criar situações de ensino cooperativo onde o aluno possa participar
Elogiar os colegas quando colaboram
Encorajar a proximidade física e o contacto visual

Comunicação
Usar uma linguagem clara, precisa e directa
Falar literalmente( sem ironias, duplos significados,...)
Evitar a sobrecarga verbal, utilizar frases curtas
Falar devagar e num tom calmo
Usar gestos e modelos como complemento das verbalizações
Conseguir a atenção do aluno
Informar com precisão o que se pretende e as mudanças

Informação distribuida a tecnicos e pais em acção de formação dada pela D.R.E.C.

Nenhum comentário: