17 julho 2007

Personagens célebres portadoras de Autismo

Um investigador irlandês acaba de revelar que algumas das grandes figuras da humanidade podem ter sido vítimas de autismo. Segundo Michael Fitzgerald, da Trinity College, de Dublin, o filósofo Sócrates e o biólogo Charles Darwin apresentavam sintomas de uma desordem psiquiátrica denominada Asperger.
Os portadores deste síndrome possuem pouca habilidade para interagir socialmente e são obcecados por temas complexos. Contudo, também são frequentemente brilhantes e eloquentes.
Segundo informa a BBC esta sexta-feira, Fitzgerald chegou a esta conclusão depois de comparar os sintomas da desordem com dados obtidos nas biografias das personalidades.
«O síndrome de Asperger faz com que as pessoas fiquem mais criativas», explica o investigador.
«As pessoas com esta desordem são geralmente viciados no trabalho, extremamente concentradas no que fazem e tendem a ver as coisas a partir dos pormenores em vez de visualizar, primeiro, o quadro geral, como a maioria das pessoas faz.»
Fitzgerald deu o exemplo de Andy Warhol, um dos grandes nomes da Pop Art. «Era um grande coleccionador de coisas, mas nem chegava a tirá-las das embalagens – a sua casa era como um mausoléu, e tinha as mesmas dificuldades na escola», sustentou.
Para este investigador, o facto de personalidades de destaque terem sido possíveis vítimas desta doença «prova que devemos aceitar os excêntricos e ser tolerantes para com eles». Albert Einstein e Isaac Newton já haviam sido identificados como portadores do síndrome de Asperger.
http://diariodigital.sapo.pt/

Nenhum comentário: