05 março 2010

Programa ABA (Applied Behavior Analysis)

(Análise Aplicada do Comportamento)
ABA é uma metodologia eficaz para todos os indivíduos comm perturbações de desenvolvimento ou comportamento.

É um método de aprendizagem dentro de uma abordagem comporamental do desenvolvimento humano, utilizada para o tratamento das pessoas pom Perturbações do Espectro do Autismo que consiste em aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar comportamentos.

A análise comportamental n surgiu entre os anos 20 e os anos 30 do século passado, com os estudos de Skinner e Pavlov e com as teorias da educação emergentes. Desde aí, há já várias décadas, tem havido um grande investimento que procura entender as regras que guiam o comportamento humano e a aprendizagem.

Os estudos nesta área deram origem a estratégias eficazes para dar resposta a diversos problemas comportamentais e permitiram criar estratégias eficazes para a aprendizagem de diversas competências, nas várias etapas do desenvolvimento humano.

Em 1987, Ivar Lovaas, da UCLA, publicou um estudo que consistiu na aplicação de um programa terapêutico, que fazia uso das estratégias de análise comportamental para a intervenção com 20 crianças com perturbação do espectro autista. Cerca de metade destas crianças atingiram um nível funcional adaptado, tendo desenvolvido aptidões relacionadas com a linguagem e com a comunicação, competências de auto-ajuda, entre muitas outras. Posteriormente foi realizada uma reavaliação deste estudo, 11 anos mais tarde, que concluiu que as aprendizagens realizadas foram mantidas.

Várias estratégias do ABA, assim como o método de ensino estruturado da abordagem TEACCH são exemplos de estratégias educacionais feitas especialmente sob medida para pessoas com autismo.

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