05 março 2010

Intervenções educativas- Programa Teacch

Comunicação Receptiva (Ajuda/permite a compreensão de situações e de expectativas)

Suporte param a Aprendizagem - aumenta/ melhora a aprendizagem por recurso preferencial às pistas / informação visual (em vez de auditiva).
Independência - por ser estreturado permite a independência em relação à solicitação, orientação e feed-back do adulto, bem como a generalização para novos contextos e/ou pessoas.
Diminuição do stress.
Redução dos problemas de comportamento e dos confrontos pessoais que resultam da 'confusão' ou da ansiedade.


Organização da sala/unidade de Ensino Estruturado (5 Áreas distintas):

Área de Acolhimento - Onde se faz diariamente o acolhimento, planeamento, os trabalhos em grupo e a reflexão.
Área de Aprender -Nesta área são treinadas individualmente competências delineadas nos objectivos do Programa Educativo.
Área do Brincar - É uma área polivalente que possibilita a estimulação psicomotora, o jogo a par ou individual e o ralaxamento. Permite também ao aluno optar por actividades que lhe dão prazer nos momentos de pausa.
Área do Computador - o computador será utilizado como recurso, ajudando a consolidar aprendizagens delineadas no Projecto Educativo.
Área de Trabalhar - espaço destinado ao trabalho individual onde os alunos realizam de forma independente, segundo o seu plano diário.


Recursos Humanos afectados:

A unidade Estruturada deve beneficiar de dois docentes especializados em Educação Especial e por duas Auxiliares de Acção Educativa.

Nenhum comentário: